O Blog Adolescência em risco, dá as Boas-Vindas a você, que tem dúvidas sobre alguns dos temas que atingem os jovens atualmente.


Sinta-se a vontade para olhar, e deixar suas perguntas...




terça-feira, 16 de novembro de 2010

Sexo na Adolescência

                A adolescência, período da vida compreendido entre os 10 aos 20 anos, é uma fase bem conturbada. Nesse período nosso corpo sofre transformações físicas e emocionais importantes. A puberdade refere-se ao período no qual se manifestam as características sexuais secundárias, com transformações no corpo e alterações no metabolismo. A adolescência constitui um período mais amplo, que alguns autores consideram uma invenção cultural da sociedade contemporânea. Este é um tempo de passagem da infância para a vida adulta, um período de preparação para que a criança se transforme num membro ativo da sociedade, num indivíduo produtivo, criativo, independente e capaz de perpetuar sua espécie. Assim a dra. Laura Marisa Calejon — psicóloga e professora de Psicologia do Desenvolvimento nas Faculdades Metropolitanas Unidas, em São Paulo — define puberdade e adolescência, épocas marcantes no processo evolutivo de todo ser humano.
                O termo puberdade deriva da palavra latina pubertas, que significa "idade da humanidade". Este período começa aproximadamente aos 11 anos, com o alargamento gradual dos ovários e demais órgãos reprodutores femininos e o desenvolvimento da próstata e das vesículas seminais, nos homens. Paralelamente, há o crescimento dos seios, a primeira menstruação (menarca), nas meninas; o desenvolvimento da musculatura, a mudança de voz, nos meninos; e o aparecimento de pêlos pubianos. Todas estas mudanças são o resultado do aumento da produção de hormônios pela glândula pituitária anterior.
                Mas ai é que vem um grande problema, a hora certa de praticar o sexo, para as meninas esse momento tem q ser especial, na hora certa e sem ser forçado, mas para os meninos a história é outra, no tempo em q vivemos meninos que são virgens são motivos de chacota. Mas o que é ser virgem? Se a definição for feita tendo em conta a idéia de que virgem é alguém que ainda não tenha experimentado a penetração no sexo, poderia dizer que estava correto, embora estivesse a ignorar toda uma série de alternativas. Porque o sexo não é apenas penetração, tal como o fato de ser virgem não deve definir a pessoa que é. Por isso é muito simples, pode significar muito ou pouco na vossa vida, mas depende de vocês. Pense bem se você está ou não preparado(a) para o grande momento.
                                                                                                Sóstenes Florentino

5 comentários:

  1. É isso aew´Sóstenes, e tbm, naum podemos esquecer de que, se vc vai fazer isso, deve usar preservativos, cuide-se, use camisinha

    ResponderExcluir
  2. "isso mesmo sos o cuidado kom a segurança é tudo" !!

    ResponderExcluir
  3. Muito bem escolhido o tema de se prevenir na adolescencia,pois os adolescentes de hj nao tem informacóes soficiente sobre o que ocorre quando nao se previne.

    ResponderExcluir
  4. que legal o tema que vcs abordaram e muito bom pros jovens saber que estao em risco ,por que os adolescente sao muito informado sobre isso mais nao seguem os conselhos .É isso ai!tem que se previnir antes que vc se arrependa pro resto da sua vida .to com vcs meninos !!!!! xero!

    ResponderExcluir